segunda-feira, 3 de novembro de 2014

RPG Maker NetPlay - Introdução

Você sempre sonhou em criar um jogo online? Cansou de investir seu tempo, e muitas vezes até dinheiro, em servidores privados? É hora de assumir um novo projeto, algo teoricamente "novo" e que pode (dependendo apenas e exclusivamente de você) vir a se tornar um MMO de sucesso e respeitável.

Antes de tudo, se você ainda não conhece o RPG Maker, aproveite para ler nosso artigo sobre o programa. Uma vez adaptado a interface e funcionalidades do maker, e com conhecimentos básicos com RGSS (Ruby Game Scripting System), a linguagem de programação utilizada no RM, você já pode começar a "brincar" com os sistemas prontos disponíveis para criar um RPG Online.



Esses são exemplos de diretórios de um projeto de jogo offline no RPG Maker XP (à esquerda) e de um jogo online, um NetPlay (à direita).

Como pode ver, não terá muita diferença na maneira de trabalhar em seu jogo, mesma que esteja usando um NetPlay.

Ao abrir o projeto, você irá descobrir as diferenças na forma de mapear, criar eventos, inimigos e editar o database, mas o ponto principal que diferencia de um projeto offline, são os scripts, afinal, você poderá personalizar seu jogo através deles, por isso é importante se familiarizar e explorar o Editor RGSS.


Veja a infinidade de Scripts adicionais em relação a jogos offline do RPG Maker, isso porque eles são os responsáveis desde a conectividade do servidor com o cliente, até os sistemas de Cadastro/Login, Missões, Chat, Party, PVP, entre outros...

Uma vez entendendo o processo de funcionamento do NetPlay, é hora de pôr a mão a massa, libertar sua criatividade e sonhar com seu jogo online recebendo seus primeiros players. Explore, descubra, aprenda e compartilhe.

Conheça algumas versões de NetPlays (RMXP) disponíveis em nosso artigo especial com downloads para todos!

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